sábado, 28 de novembro de 2009

Contar como seria o ensino no Brasil em 2050...

Hoje foi estranho, acabo de acordar de um sonho futurista. Eu tinha entrado em uma máquina do tempo e parado em 2050 e aqui no Brasil, não é exatamente muito longe mas são mais de 40 anos a diante. O bom foi que eu estava com a minha idade não 40 anos mais velha, então pude explorar e conhecer tudo muito melhor do que sendo uma senhora.

Não foi como em um filme, eu não vi o mundo muito diferente do que está agora. Claro que a tecnologia evoluiu e a população estava toda preocupada com o meio ambiente e cuidava de tudo e todos ao seu redor. Isso ocorreu principalmente porque a educação estava muito melhor, enfim os governos passaram a se preocupar com a situação das crianças. Eu pude ver que eles tinham percebido que a raiz de todo problema estava vinculado a má educação fornecida nos países, principalmente os chamados subdesenvolvidos e os em desenvolvimento. Tanto que o grupo de países em melhores condições auxiliavam os necessitados.

As pessoas tinham melhorado tanto que não se preocupavam desacerbadamente com dinheiro, isso foi o maior salto e acredito que esse aprendizado veio com as escolas. Lá, as aulas eram pré estudadas e planejadas para fazer com que os alunos aprendessem vários assuntos da melhor maneira. O currículo era específico, ou seja, as crianças eram estudadas antes de ir para as escolas; elas faziam testes para saber suas melhores aptidões e afinidades. Crianças com perfil compatível entravam no mesmo grupo de aulas. Assim, não existiam alunos desinteressados e faltando as escolas, pois fizeram que tudo trouxesse prazer.

Mesmo que existisse desigualdades sociais, todos estudavam juntos, não existia escola para quem tinha mais dinheiro ou escola pública. Isso fazia com que todos convivessem com todas as realidades e aprendessem a ter uma visão mais humana de ajuda a quem precisa e de gratidão.

Engraçado, o ensino não era tão diferente como a gente imagina hoje. Não eram salas cheias de apetrechos e máquinas que fariam as funções para os alunos. Claro que a tecnologia ajudou e muito, mas tinha seus limites. Os alunos tinham todo o acesso a pesquisa e laboratórios de ciências melhores, bibliotecas virtuais e amplo acesso a computadores e outros aparelhos Porém todos esses eram usados à favor, não para alienar e separar como está a acorrer hoje. Ninguém dispensava o bom papel e caneta para anotar as aulas.

Ah... Pena que tudo não passou de um sonho, pois seria muito bom que houvesse o quanto antes essa percepção de que a tecnologia está nos separando, alienando e destruindo. Para se tomar uma atitude como eles tomaram e mudar para melhor!




(acharam que era verdade? Pois foi um texto meu de prática do cursinho!
Acreditam que eu so tiro nota boa quando o texto é narrativo ou descritivo?! Gente.... eu realmente não nasci para ser jornalista, minhas dissertações são impressadas de informações e querem defender o mundo demasiadamente.....saco! Sou idealista da letra feia =P)

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