quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Restrições x Criatividade

Detesto restrições, elas nos delimitam, impedem. Como querem que a gente libere a criatividade se vem o monstro da regra nos prender? Escrever um texto sobre um tema sabendo que se tem que fazer tantas linhas, em um número de parágrafos delimitados. Pior quando se tem padrões de escrita de cada parágrafo do tipo: tem que ter introdução, desenvolvimento, conclusão, a introdução tem que ser um parágrafo padrão, tem-se que falar sobre os tópicos da introdução no desenvolvimento e bla bla bla!

Tem as regras de palavras, que são as mais chatas: não é bom cortar palavras sem ser simetricamente, não pode espaçar muito nem espremer, não pode repetir as palavras, não é bom usar palavras que deixam claro em que parte do texto se está, não se constrói frases com muitas palavras começadas pela mesma letra, não se faz rimas, não se usa sentido figurado.... Não pode, não pode, não pode!

Gostaria de saber onde fica a criatividade aí? Quem consegue liberar seu sentimentos e pensamentos sob tanta pressão e regras? Podem dizer para se escrever livremente e depois podar, primeiro eu digo que não é possível, pois enquanto se escreve já vai pensando que vai ter que ajeitar ali, já escolhe outra palavra pra não ficar repetitivo e etc. Segundo que é muito chato você ter que mudar muitas coisas de seu texto depois que o lê, normalmente a gente gosta do que fez e por causa de regras que temos que mudar algo, foi a nossa expressão que saiu daquele jeito.

Ah! Como pude esquecer! Terceira pessoa ou primeira do plural, mas prefira pela terceira pessoa!!!!!!!!!!! Que coisa mais chata, então eu não posso me sentir próximo ao meu leitor, como se fosse um amigo dando um conselho ou em um debate sobre algum assunto polêmico. Vai me dizer que quando você entra em debate com seu colega você passa tudo para terceira pessoa para ele não achar que é você quem está falando? Acredito que se alguém fizer isso pode ser considerado louco pelos amigos, sinceridades a parte.

Uma das piores restrições que vejo também é não poder falar muito, não poder expor tudo que se sabe sobre esse tema. Além disso tem que ser imparcial, ninguém é imparcial, não somos robôs! Se nos pedem para escrever um texto sobre algo, vamos pegar justamente o que sabemos e interpretamos sobre o assunto, simples. Não nos educam e formam nossa inteligência justamente para sermos formadores de opinião?! Então qual é o motivo de nos restringir tanto na hora de escrever um texto.

Vivemos sem exemplos que esses métodos são corretos. Veja os jornalistas, erram loucamente, escrevem como querem seus texto... principalmente não deveriam expor opinião só mostrar os fatos, mas são que mais criam tendências de pensamentos sobre as pessoas.

Acho que o título seria desabafo na verdade. Tudo acima não passou de desabafo contra o texto dissertativo! Eu não gosto dele, mesmo, de forma alguma, ele prende as pessoas e obriga a falar sobre temas nem sempre desejados. Abaixo ao texto dissertativo, sejamos felizes com o texto eutativo (que você quer, da forma que desejar)!

Um comentário:

  1. ashaushausha

    Verdade, muito bom! adorei a parte que vc reclama da terceira pessoa. Odeio ter que usar 3º pessoa nos textos, gosto de me sentir ativa dentro d que escrevo e é tão ruim ficar usando aqueles termos gerais... hsauhsauhs

    Saudades Mada ;D

    ResponderExcluir