sábado, 29 de maio de 2010

Velha infância

Hoje as memórias mais escondidas no subconsciente foram arrancadas pelas simples falas de uma infância semelhante a minha e uma fase adulta notadamente igual. Isso pelo simples comentário sobre brinquedos de infância, isso pelo simples fato de acarretar a lembrança da fase de transição entre infância e adolescência.

As minhas companheiras de variadas histórias e brincadeiras sozinhas ou com amiguinhas, as Barbies e suas variáveis, acompanharam-me por um longo período da minha vida. Podendo dizer que marcaram toda uma fase. Elas ainda têm cunho especial, ainda podem arrancar suspiros quando vejo uma nova versão ou como elas melhoraram de uns anos para cá. Mas nada pode substituir o sentimento que era brincar quando pequena, como o mundo se transformava magicamente e eu me transportava para a realidade dos brinquedos. Era tudo realmente mágico e encantador!

Onde se perdeu? Em crescer? Seria interessante a existência da opção de não crescer e ficar no mundo de fantasia, era tão mais real (se consigo me fazer entender, era uma realidade boa de se viver por isso era melhor e por isso considerado real).

A transição foi dolorosa e esse pensamento foi o que tomou a minha cabeça. É estranho pegar algo que tinha toda a função e sentido por anos de sua vida e não ver nada mais do que um pedaço de plástico e pano. Totalmente inamimado! Parecia que havia perdido a pilha ou a energia, mesmo sem precisar deles antes. De fato a magia foi perdida em  mim, isso é a verdade! Eu já havia gastado toda a minha energia para essa função... não adiantava mais tentar ou correr atrás...

A questão era mudar de companhia, para aquelas horas que não havia mais o que fazer e se estava só. Livros?! Amigos?! Festas?! Bebidas?! Música?! Internet?! Todos, sim, todos conseguiam substituir; porém não completamente como os brinquedos faziam, eles eram para toda as horas e momentos. Mas agora eles perderam a graça e todos os outros assumiram as suas funções plenamente, cada um em seu momento!

Como agora, que ao lugar de segurar uma bela boneca estou com uma bela verdinha (Heineken) a acompanhar na escrita....

3 comentários:

  1. Engraçado que ontem no Kodama estava conversando sobre a mesma substituição de companhias.
    Hoje o nosso conceito de diversão é totalmente diferente do que costumava ser a alguns anos... queria saber até quando vai mudar.

    ResponderExcluir
  2. Acho que essas coisas só vão mudar quando vier a fase filhos... que a diversão vai ser cuidar deles e brincar c eles xD

    ResponderExcluir
  3. Eu não lembro da minha infância, não lembro o que me trazia essa aura mágica e fuga da realidade. Sei o que faz isso hoje, mas o efeito é fraco...infelizmente.

    ResponderExcluir