segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Tema: O futebol, os jogos, o samba e o sertanejo e a MPB.

Mais um domingo chegou e aquela cena típica pode acontecer a qualquer momento, ou melhor, vai acontecer na hora cerimoniosa de sempre. Às seis da tarde! Pode ter o jogo terminado, estar no meio ou nem começou ainda. Pode o time não jogar nesse dia ou já estar na segunda divisão. 
Não adianta, todo domingo é sempre a mesma ladainha. Pena que não é religiosa, essa eu aguentaria mais facilmente e conseguiria alguns risinhos pelo menos, é por isso que sou infernizado por esse meu vizinho. Nem religião estou mais respeitando!
Nem a minha tentativa de acalmar meus ânimos com o melhor da antiga MPB consegue abafar esse som que vem da casa dele. Aproveito o instante para divagar sobre os caminhos que a MPB tende a seguir e a tristeza que toma meu coração ao pensar que a nossa mais pura música pode ser representada por vozes e seres com androgenia patológica. Se não é na voz é na apresentação visual ou mesmo nos dois. Sou muito velho ou o mundo está perdido? De fato estou muito velho para conseguir reclamar e criticar tanto em  singelos segundos do tempo real, como uma mente trabalha rápido. Porém é tudo culpa desse som.
Primeiro, é verdade que não possuo nada contra samba quando este é de qualidade. Seria interessante criar uma nova categoria de samba para colocar aqueles que tenta parecer como o real samba de raiz, aquele do fundo do quintal de mil novecentos e alguns poucos quebrados.
Agora, colocar enredos de escolas de samba do desfile de 4 anos atrás é pior que ver retrospectiva das copas do mundo! É verdade que não consigo decorar muito bem todos os anos que o Brasil foi campeão e que isso pode ser interpretado como anti patriotismo. Contudo, por que ser só patriota em ano de Copa do Mundo? Ou mesmo somente pelo futebol?
Tantos outros esportes que o nosso país consegue destaque e não são idolatrados quando começam os principais torneios. Bem, não é para desmerecer quem realmente acompanha. Mas não há comparação com o país parando com objetivo de assistir um jogo decisivo de futebol.
O mesmo chega acontecer com estilos musicais, tantos estilos que os brasileiros se apossaram, conseguiram tornar característico ou mesmo criaram. Contudo, sempre somos lembrados pelo samba e seu consequente Carnaval. Se o centro das atenções mundiais do Brasil fosse a região Centro-Oeste, mais específico o estado de Goiás, é bem verdade que a música característica seria o sertanejo no estilo mais “dor de cotovelo”. O que não seria de todo ruim, talvez esse meu vizinho estaria curtindo algo mais calmo nessa hora canônica do meu domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário