segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Um copo de música por favor?

"Hey barman tem aquela música 12 anos? Sim?! Então traz em um copo com gelo por favor!"

Essa frase parece estranha e meio maluca para quem vê assim, mas é a interpretação de música para muitas pessoas especialmente para mim. Ela tem a capacidade de entorpecer muito mais que qualquer bebida e até melhor também!

Quem nunca se contagiou com um ritmo característico em uma festa, mesmo não gostando suas pernas já não respondiam por você e tudo que se desejava era dançar só um pouquinho. Isso não é pior que drogas? Porque as drogas ainda se tem a opção de não querer curtir o barato. A música entra sem pedir licença em seus ouvidos e te domina.

Falando assim até parece que ela é má e quer comer criancinhas! Que isso, está bem longe dessa perspectiva! O que queria mostrar era justamente o poder que a música pode ter e como a admiro por isso.

Já reparou que, quando é boa, uma música pode ficar marcada através da história. Por exemplo, as músicas que eram da época de nossos pais. Acredito que boa parte delas nós sabemos até de cor! "Well, shake it up baby now (Shake it up baby) Twist and shout (Twist and shout)". É de se duvidar alguém que não tenha reconhecido essa música e pior, alguém que não tenha cantado ou imaginando dançando como o pessoal da década de 50/60 fazia. Viu? Música tem esse poder de mexer com a gente, tem essa capacidade de nos dominar.


Queria entender o porquê desse poder ou melhor, como funciona. Será que a vibração do tímpano ligado ao impulso nervoso correspondente que nos domina por parecer com o impulso para substâncias entorpecentes? Não, não pode ser tão simples assim! Magia então? Também não pode ser jogado por esse ângulo. 


Acredito que o poder da música está não só para cada uma das justificativas que já pensamos na vida, mas sim para a reunião de todas. O efeito que nos é gerado não pode ser justificado por só um ponto. Viu? Com todos juntos ficou bem mais plausível e aceitável entender o efeito da música sob nós.


Por fim, acredito que tudo bem do berço, ou seja, um bom gosto musical raramente surge do nada em uma pessoa. Ela precisa conviver, respirar o ar e ter na genética o bom gosto. Caso contrário, passará o resto da vida ouvindo modinhas e frivolidades. Sim falo de divas do pop, de Restart, de Cine, de Justin Biber, de Parangolé, de sei lá mais o quê!


Sim eu tinha que criticar algo, estava demorando! E não!!!! Não vou te odiar e nem você é um babaca por ouvir coisas listadas acima, só não viva a base disso não é? Todos precisam de música para divertir e dançar, mas é necessário para pelo menos o cérebro apreciar algo que preste ;X

2 comentários:

  1. Fala tudo isso sobre as musiquinhas de candidatos a eleição ¬¬

    ResponderExcluir
  2. "Mais uma dose
    é claro que eu tô afim
    A noite nunca tem fim
    Por que que a gente é assim?"

    (Cazuza/Ezequiel/Frejat)

    ResponderExcluir