quinta-feira, 22 de abril de 2010

Retrospectiva 2009.

Eu sei que prometi a mim mesma diminuir o fluxo de escrita aqui, mas hoje precisava. Mais um dia sozinha e a voz reflexiva ataca! Talvez ainda mais por saber que hoje será um dia realmente importante, eu vou em um show que desejava desde sempre, e por isso me senti forçada a pensar o que estava fazendo no dia 22 de abril de 2009.

É, esse texto é uma retrospectiva de um ano! Mas, como todos sabem, eu não lembro nem o que comi a duas horas atrás, então será beeeem vago. Normalmente as pessoas fazem essas retrospectivas no fim dos respectivos anos. Pois bem, eu disse normalmente e quem disse que eu sou normal? A vontade surgiu hoje, então aguente por favor ou passe para outra leitura!

Vamos dizer que esse dia foi uma data meio, pois uns dias antes tinha tomado uma decisão e dias depois tomaria outra. Errôneas? Não. Porém sinto que acabei apertando na mesma tecla que tinha prometido nunca mais fazer.

Desvinculando definitivamente de um curso, sonhando em entrar em outro. Desisti de pibic, matérias, amigos, relatórios e estudos. Só trabalhava e pelo resto deste mesmo ano fiquei trabalhando como professora. Foi agradável, extremamente agradável dar aulas. Descobri que gosto disso e que faço com prazer, explicar e ser entendida de verdade não tem preço. Como ver o progresso dos alunos é gratificante. Pretendo voltar o quanto antes, faz falta estar do outro lado da cadeira.

De todo o meu passado só ficava com a monitoria de anatomia, matéria que amo até hoje e não sei porque não tirei SS (preguiçosa)!

Engatei em um relacionamento, como todos tem seus altos e baixos, seus prós e contras, seus bens e seus males. Contudo,  fiz o mesmo erro da outra vez esqueci de amigos. Claro que os do grupo fiquei mais próxima do que nunca, uma proximidade fantástica nunca atingida antes (mesmo sendo amigos desde os primórdios leonérdicos). Então, muito tenho a agradecer a ele. Pois adoro a proximidade que tenho com os meninos hoje em dia!

É triste sentir um lapso de vidas. Ter que recuperar tudo aos poucos, tecer os retalhos da colcha vagarosamente tudo de novo. Eu sabia que esse trabalho era árduo, já tinha o feito uma vez e sabia como podia durar. Mas dessa vez, pelo conhecimento de causa, sinto que não me perdoo por ter apertado a mesma tecla.

Chateio-me não conseguir ter tempo suficiente agora para rever pessoas que há tempos não vejo, passar tardes tomando chocolate quente ou mesmo conversando de baixo de um bloco. E o pastel meninas? Ah..... esse fica na saudade ou conseguiremos um dia?

Sentir agora que três grupos de amigos fluiram como água entre meus dedos e eu contemplei o ato sem ao menos tentar fechar a mão é intrigante. Como pude, muitas vezes, dizer que não podia ir mesmo estando do lado só para ficar mais um pouco ali, aproveitando um e não todos! Deixei: festas, shows, papos, conversas, amigos, aniversários, momentos, histórias, vidas...

Muitos podem dizer que posso ter perdido isso tudo e ganhado um tanto outro com a vida "nova" que eu vivia. Sim, ganhei coisas que já falei. O que me incomoda é não ter sabido administrar meu tempo e vida, claro que algumas coisas seriam perdidas. A questão é que seriam bem menos, era tudo um pouco de bom senso! Lembrar o que sempre digo relacionamentos vão, amigos ficam ou no popular "vão-se os anéis e ficam os dedos" (vai dizer que nunca interpretou assim essa frase?!).

Nesse silêncio que me sinto agora, não há alívio para tanto ou mesmo conclusões. Simplesmente estou tentando tecer novamente tudo perdido, aos poucos reestabelecer o equílíbrio...

Disso tudo vale uma lição, é possível visualizar quem realmente é seu amigo e quem realmente gosta de você (gostaria de dizer que são as mesmas pessoas xD). Agradeço como as pessoas tiveram paciência e respeitaram o momento que viviam, muitos sabiam que era um erro e não falaram. Outros tinham a plena consciência que eu mesma ia reconhecer o erro, né anjo?

O que mais precisava era pegar um mega fone e gritar aos quatro ventos desculpas, já que o tempo escasso de minha vida agora não permite ir em cada pessoa e pedir desculpas. Até por eu ter uma lista antiga de erros e desculpas recorrentes, então agora ela só tendeu a aumentar.

Espero que com essa postagem eu aprenda, que ela vire um tipo de registro interno (no caso externo e para todos lerem) de como eu não deva agir ou quem eu não posso esquecer! Por isso mesmo queria deixar sacramentado que jamais eu apagarei fotos, textos, álbuns se algum ser sem fundamento pedir e sempre balancear entre as pessoas mais importantes da minha vida (amigos e família) e alguém que esteja merecendo momentaneamente meu coração!

3 comentários:

  1. Reconstruções do seu castelo sempre são difíceis. As vezes perdemos coisas no caminho, as vezes ganhamos.
    Isso é normal da vida.
    O que eu vejo de real neste post é sua vontade de mudar aliada a necessidade de valorizar oque é importante para não se perder.
    Mada você está no caminho certo. Vai com calma que tudo vai se resolver!
    Um grande beijo minha aquariana predileta!

    ResponderExcluir
  2. Acabei que nem fiz a minha ainda.
    É bem interessante ver a mudança... tenho um caderno aonde descrevia os meus dias, semana a semana... mudanças de humor, de planos, mudanças radicais (inclusive a notícia desse caderno só veio à tona depois de 9 meses o escrevendo).
    Mas confesso que tenho um pouco de medo de parar pra pensar e acabar me decepcionando com a minha "evolução".

    ResponderExcluir
  3. Mada, coração: quem nunca abandonou a vida pra dar início a outra que jogue a primeira pedra, certo? É um erro freqüente, normal entre todos. Na real, a gente nunca acredita quando alguém fala, ou seja, para acreditar é necessários as nossas caras serem quebradas. Eu sei que é assim contigo também porque, assim como eu, cabeça dura é.

    Após descobrir o nosso erro, e ir atrás do prejuízo até consertar tudo e buscar entender que certos caminhos na vida temos que evitar, é uma longa jornada, mas quando fazemos isso e compreendemos, chegamos em um ponto: eu aprendi a lição e não tornarei a fazer isso, ou seja, eu cresci, amadureci.

    Tá certo Mada, todos nós aprendemos errando, seja naquela equação de matemática, física ou exercício de fisiologia, uma hora, com treino, a gente aprende. E outra, depois de tudo ajeitado, é bom mesmo se "reinventar", modificar é necessário. Vamos nos recriar um pouco, para mais tarde perceber, talvez juntos, o quão crescemos.
    <3

    ResponderExcluir